Apresentação

A Revista Acadêmica Multidisciplinar - MULTICES pertencente ao Centro de Ensino Superior de Conselheiro Lafaiete - CES-CL, visa à pesquisa científica em diversas áreas do saber elaborado e transformador. Porém, deseja desmarcar as fronteiras do conhecimento em prol do verdadeiro amálgama que é o conhecimento, estimulando o intercâmbio entre as ciências, capaz de romper os limites entre disciplinas e, concomitantemente, respeitar as especificidades de cada área.

A Revista MULTICES reúne artigos de diversas orientações teórico-cientificas, buscando primar por paradigmas capazes de nortear o pensamento do pesquisador a favor de resultados satisfatórios para todos aqueles envolvidos no âmbito acadêmico. Nesse sentido, esta tenciona proliferar, interligar e aglutinar valores, enfocando a linguagem, os vários discursos ideológicos e a cultura entre diferentes povos, espaços e épocas, como também corroborar para enriquecer o conhecimento fundamentado em um referencial teórico de credibilidade.

Dentro desse propósito, faz-se necessário ressaltar a importância da multidisciplinaridade nas abordagens relativas às pesquisas realizadas e que estão em constantes modificações devido às forças que regem e circulam no mundo tecnológico contemporâneo e a suas relações com outras disciplinas articulando meios de refletir criticamente, ainda, as fronteiras que caracterizam a história do homem-pesquisador. Outro fato marcante é descobrir a verdadeira função social e política da academia, como o nascedouro das novas ideias e invenções, que se transformam em benefícios para a sociedade, bem como é promotora de estratégias que influenciem no ato de pensar e agir sob a visão multicultural e crítica do gestor da pesquisa.

Nessa perspectiva, objetiva-se diversificar e expandir a escritura científica, a fim de alcançar um número maior de pesquisadores dedicados e bem intencionados a solucionar questões cruciais e relevantes que, certamente, corroborarão para o resultado positivo da pesquisa. Não se pode esquecer de que a multidisciplinaridade deverá compor-se de pressupostos teóricos e metodológicos cabíveis ao projeto científico. Enfatiza-se também que, os artigos expostos, nesta Revista, devem sustentar os resultados, possibilitando, assim, as trocas de saberes elaborados construídos em bases científicas confiáveis.

Salienta-se que a Revista MULTICES terá periodicidade anual, visando qualificar os textos oferecidos e divulgados. Na oportunidade, a revista MULTICES apresenta o artigo “Anda, Luzia, pega um pandeiro e vem pro carnaval...”: a tradição em Maria Bethânia (1965-1978) do mestre em História Marlon de Souza Silva, discorrendo sobre a trajetória dessa intérprete, destacando a identidade cultural e suas relações com a tradição sob a perspectiva criadora e dona de uma interpretação fascinante.

Enfim, a Revista MULTICES está comprometida com uma abordagem múltipla da cientificidade, direcionando os estudos na área da linguagem, do discurso e da cultura em busca de novos caminhos que contribuam para o fortalecimento da pesquisa no Centro de Ensino Superior de conselheiro Lafaiete.

Heloisa Neto Campos Leão

Educação com Qualidade e Eficiência

Onde estamos

O Centro de Ensino Superior de Conselheiro Lafaiete/MG, situa-se à rua Lopes Franco, 1001, – Carijós – Conselheiro Lafaiete/MG - Nosso número: (31) 3761-2223

Conecte-se conosco