RELATÓRIO OUVIDORIA

Neste relatório apresento os resultados das atividades realizadas de janeiro a julho de 2017 atendendo às exigências do regulamento Interno desta Ouvidoria.

Com base nesses normativos a Ouvidoria tem a responsabilidade de:

  • Receber elogios, sugestões e dúvidas;
  • Receber denúncias e reclamações;
  • Reconhecer o direito de grupos vulneráveis ou descriminados, buscando fomentar a igualdade de tratamento;
  • Atender as questões relativas à administração, as atividades acadêmicas e pedagógicas, não atendidas ou esclarecidas pelos meios regulares de atendimento;
  • Rreceptor das situações de conflito e, após sua análise, encaminhar para providências solucionadoras, compatíveis com as boas práticas de gestões;
  • Atuar em suas atividades com integridade, transparência e cortesia, com intuito evitar conflitos e solucionar divergências;
  • Manter zelo confidencial de suas intervenções, limitando as informações necessárias na solução do problemas;
  • Atender as demandas, no prazo máximo de cinco dias úteis a todas solicitações recebidas, encerrando-as ou informando aos interessados acerca da devida intervenção;
  • Registrar os atendimentos encaminhados à Ouvidoria, guardando sigilo sobre a identificação dos solicitantes, quando solicitado;
  • Sugerir ações no sentido de que os erros sejam minimizados, os prazos sejam cumpridos, os processos sejam melhorados, as pessoas que trabalham com o público sejam qualificadas com vistas a prestação de serviços de experiência para a comunidade acadêmica.

 

DADOS ESTATÍTICOS

Neste primeiro semestre de 2017 na Ouvidoria do Centro de Ensino Superior de Conselheiro Lafaiete, foram contabilizados 55 registros de 

manifestações . O relatório foi elaborado no primeiro dia de agosto, mantendo-se o mês de julho como prazo máximo para que todas as unidades que estavam com prazos de resposta vencido ainda se posicionassem.

 

DEMANDAS POR TIPO DE MANIFESTAÇÃO

A Ouvidoria do CES-CL acolhe pedidos em seus formulários de acesso, de comentários, reclamações, crítica, elogio, sustão e denúncias.

A manifestação mais recorrente é a reclamação, que neste primeiro semestre atingiu a marca de 42% (quarenta e dois por cento) das ocorrências.

 

DEMANDAS FORMALIZADAS POR ACESSO

As formas de acesso mais utilizadas, foram preenchimento de formulário presencial totalizando 29,53% e pelo Fale Conosco no Site do CES-CL 15,27,  Correspondendo a 44,80% por cento das manifestações do primeiro semestre de 2017.

 

DEMANDAS POR PÚBLICO

  • Didática de professor;
  • Conflito corpo técnico administrativo;
  • Didática de professor;
  • Pedido de monitoria circuito II;
  • Horário de monitoria Circuito II;
  • Didática do professor;
  • Reforço Física I;
  • Monitoria de Mecânica Geral;
  • Cola dos alunos nas provas aplicadas;
  • Processo Seletivo;
  • Atraso nas notas postadas no GIZ;
  • Notas postadas em rede social;
  • Didática de professor;
  • Postura do Coordenador;
  • Elogio ao professor e ao Coordenador;
  • homologação de rescisão contratual;
  • Monitoria para Matemática Financeira;
  • Curso de Matlab;
  • Melhorias no Laboratório de Física;
  • Tela de proteção contra insetos;
  • Ventilador novo;
  • Abaixar o preço da impressão (Dener);
  • Ter direito a algumas cópias por período;
  • Avaliar a água do bebedouro (forte presença de cloro);
  • Colocar banquetas adequadas no laboratório de Química, pois estão altas em relação a bancada;
  • Direito a mais de três livros;
  • Olhar o acervo digital para que os alunos possam baixar os arquivos;
  • Envio de currículo;
  • Sobre curso de Graduação em Ciências Contábeis;
  • Sobre o curso de Serviço Social;
  • Sobre inscrição do curso de libras;
  • Sobre atividades complementares de 180 horas em Eng. Elétrica utilizando estágio extracurricular;
  • Curso ofertado - Mercado de Ações e Análise Técnica;
  • Participação das palestras que serão ministradas pelo CRC no CES;
  • Forma de ingressar no curso de Eng. Elétrica;
  • Envio de currículo;
  • Sobre padrão exigido para trabalhos;
  • Currículo para candidatar à vaga de professor de Física;
  • Postura dos professores a respeito de cola dos alunos na hora da prova;
  • Vestibular para o curso de Eng. Elétrica no segundo semestre de 2017;
  • Currículo para vaga de professor;
  • Professor que se recusou a dar nota em trabalho realizado em sala, para o mesmo.
  • Elogio de aluno ao professor, pelo curso ministrado sobre HP na Jornada Acadêmica.
  • Reclamação pelo técnico administrativo de professor que por várias vezes se comportou com falta de educação e com voz alterada.
  • Laboratório de Física.
  • Postura de Coordenador(a);
  • Retirada de desconto da mensalidade. 
  • Banqueta para laboratório de Física.
  • Demora de compra de Tubos Galvanizados destinados a antenas acústicas de laboratório de física.
  • Quadrilha organizada pelo DCE.
  • Professor a respeito de nota de trabalho para ser realizado em casa.
  • Quanto a aluna fazer rematrícula estando a mesma com mais que três dependência e desrespeitando o Regimento Interno.
  • Afastamento de professores.
  • Didática de professor.
  • Sobre pagamento de mensalidade.

 

Análise gráfica

graf pag 1 2017

graf pag 2 2017

graf pag 3 2017

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A Ouvidoria tem realizado importante trabalho e pode contar com um novo espaço no site da IES, com recebimento de demandas via whatsApp, agilizando assim os meios de resposta aos manifestantes, reafirmando sua via comunicacional e levando à administração da Instituição a voz da sociedade, as solicitações de adoção de providências para a melhoria do serviço prestado de modo específico e geral.

Busca-se a constante qualificação da equipe e das ações para que os resultados possam ser mostrados nos relatórios gerenciais semestrais produzidos com a finalidade de possibilitar à gestão superior a solução pontual dos problemas apresentados via manifestações dos usuários da Ouvidoria.

Nesse propósito de atender sempre da melhor forma possível, a Ouvidoria trabalha autonomamente, com transparência e independência acolhendo e respeitando os cidadãos que procuram seus serviços diariamente, garantindo o sigilo do nome do(a) manifestante (quando for necessário) e o direito à resposta.

 

 

Conselheiro Lafaiete 01 de agosto de 2017.

Elismar Resende da Silva

Ouvidora do CES-CL

 

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