O que é a Ouvidoria

O que é a Ouvidoria?

Ouvidoria é o canal de ligação entre a Instituição e seu público de relacionamento.

Nesta relação deve haver sempre a construção de elos entre as duas partes, promovendo de forma contínua a cultura do diálogo, da aproximação e do estabelecimento da verdade.

Como instância democrática, representa os legítimos interesses de todos aqueles que buscam a Instituição. É um espaço de cidadania, e também um instrumento que contribui com a gestão da Instituição.

A proposta de uma ouvidoria, por ser um canal que antes de ouvir uma reclamação, acolhe pessoas, é justamente transformar a cultura da reclamação em uma cultura de cooperação e de participação. Nessa cultura o bom senso, a ética, o respeito à diversidade e o diálogo têm prevalência nas relações entre as partes envolvidas.

 Neste processo de relacionamento, uma das principais competências do Ouvidor é “saber ouvir” na perspectiva do outro (e não “colocando-se no lugar do outro”), reconhecer os motivos desse outro (ainda que dele discorde ou não veja em seus argumentos ”amparo regulamentar”) e inserir tais motivos, argumentos e contextualizações em sua própria fala para, na resposta, interagir com ele.

Deve ser um espaço acolhedor, de escuta e reposta qualificada, de compreensão, de valorização do ser humano, buscando construir pontes, abrindo novos horizontes, para a reflexão e para o diálogo.

A Ouvidoria recebe manifestações sobre quaisquer assuntos relacionados à Instituição, abrangendo informações, sugestões, solicitações, elogios, reclamações e denúncias.

A atuação estratégica da Ouvidoria se revela pela característica inerente à função, que é a de ser um canal aberto de comunicação, o que possibilita o recebimento de demandas que podem se converter em excelentes oportunidades de melhoria.

Estas manifestações são recebidas e analisadas em conjunto com as áreas competentes. Após a interpretação da manifestação, o parecer final pode ser dado pelo Ouvidor ou pela área relacionada devidamente assessorada e municiada de informações pela ouvidoria. É, portanto a resposta, a finalidade e a responsabilidade da ouvidoria.

Saiba mais

Educação com Qualidade e Eficiência

Onde estamos

O Centro de Ensino Superior de Conselheiro Lafaiete/MG, situa-se à rua Lopes Franco, 1001, – Carijós – Conselheiro Lafaiete/MG - Nosso número: (31) 3761-2223

Conecte-se conosco