Ingresso

COMO INGRESSAR ?

O processo de ingresso no CES-CL se caracteriza por:

  • Processo Seletivo: para candidatos que tenham concluído o Ensino Médio ou equivalente e acontece no mês de dezembro de cada ano. Mediante publicação do Edital nos órgãos de imprensa, iniciam-se as inscrições no mês de novembro quando o candidato recebe o manual com todas as orientações.
  • Matrícula por Transferência: no limite das vagas existentes aceita-se transferência de aluno proveniente de curso idêntico ou afim e reconhecido, feitas as necessárias adaptações curriculares, mediante o exame de cada caso. O CES-CL pode promover o aproveitamento de estudos idênticos, afins ou equivalentes; bem como expedir transferência para a instituição de destino, no prazo máximo de (20) vinte dias.
  • Obtenção de Novo Título: aos graduados em cursos superiores reconhecidos que se interessarem em ingressar nos cursos ministrados pelo CES-CL e havendo disponibilidade de vagas, oferece-se a possibilidade de obtenção de novo título, independentemente de Processo Seletivo.
  • Aproveitamento de Vestibular: poderá ingressar no CES-CL, desde que haja vagas, o candidato que participar do processo seletivo de outras Instituições, sendo necessária a declaração comprobatória contendo os resultados obtidos.

Regras para Matrícula: a matrícula dos candidatos aprovados no processo seletivo registra seu ingresso no CES-CL e obedece às normas e procedimentos estipuladas no manual do candidato.

Quando da realização da rematrícula, para que o aluno tenha vínculo com a Instituição e acesso à sala de aula é OBRIGATÓRIO E IMPRESCÍNDIVEL:

Preencher o Requerimento da Rematrícula e assinar o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais na secretaria do CES-CL.

Em hipótese alguma a rematrícula se efetivará sem a observância irrestrita das normas estabelecidas neste regulamento e no contrato de prestação de serviços educacionais e nas demais normas internas do CES-CL.

O aluno que não efetivar sua rematricula, não terá número de matrícula cadastrado para acesso às dependências do CES-CL, pois, é defeso pela legislação vigente, assistir às aulas sem matrícula regular.

O aluno que possuir pendências com a Secretaria Acadêmica, com a Biblioteca ou com o Setor Financeiro deverá saná-las, antecipadamente, e de acordo com as regras estabelecidas pela Instituição.

A relação de pendências, por aluno, encontra-se na Secretaria do CES-CL.
Não será aceita a rematrícula de aluno que não se encontra com sua documentação em dia, na forma exigida pela Secretaria Acadêmica.
Na data limite para a rematrícula, o aluno deverá entregar na Secretaria do CES-CL, os seguintes documentos:

  • o “Requerimento de Rematrícula”, sem pendência de qualquer documento;
  • a cópia do comprovante de pagamento da 1ª parcela da semestralidade, ou seja, a parcela de rematrícula;
  • o “Contrato de Prestação de Serviços Educacionais” devidamente preenchido e assinado.

Ao requerer matrícula em adaptações e/ou dependências o aluno deverá preencher, requerimento próprio de matrícula.

De acordo com a Cláusula II, § 1º a parcela a ser paga por ocasião da matrícula e ou rematrícula, somente será devolvida quando houver desistência formal, por escrito, do aluno à Diretoria da Contratada e antes do início das aulas.

Período para matrícula:
Consta no Calendário Escolar.

Período para cancelamento:

É concedido aos alunos do 1º período de cada curso e deverá atender a procedimentos junto à Secretaria Acadêmica e em consonância com a cláusula II, § 1º do contrato de serviços do CES-CL assinado no ato da matrícula.

Após o início das aulas do semestre letivo o aluno deverá rescindir o Contrato desde que comunique com a Instituição com antecedência de 30 dias, sendo devido o pagamento desse período, de acordo com a Cláusula IV.

Período de Trancamento:

O aluno poderá trancar matrícula a partir do 2º período, mantendo vínculo com o CES-CL e o direito de renovação de sua matrícula se houver vagas mediante requerimento preenchido na Secretaria Acadêmica e não constando inadimplência com a Tesouraria.

Prazo máximo estabelecido:

  • 1º semestre (início em fevereiro) até 30 de março.
  • 2º semestre (início em agosto) até 30 de setembro.

Do reingresso: poderá retornar o aluno que mediante requerimento devidamente protocolado na Secretaria Acadêmica, sujeitar-se às adaptações que porventura existam em razão da Matriz Curricular vigente à época do seu pedido de retorno. Para isso, o aluno deverá estar em dia com suas obrigações financeiras, observando as datas da rematrícula.

Da reopção de curso: No limite das vagas existentes, é permitida a reopção de curso para aluno que tenha cursado o 1º e/ou 2º períodos de qualquer curso.

Educação com Qualidade e Eficiência

Onde estamos

O Centro de Ensino Superior de Conselheiro Lafaiete/MG, situa-se à rua Lopes Franco, 1001, – Carijós – Conselheiro Lafaiete/MG - Nosso número: (31) 3761-2223

Conecte-se conosco