Pós-Graduação | CES-CL 2018

 

Pós-Graduação | Engenharia de Segurança do Trabalho

Profissionais graduados em Engenharia Plena (qualquer área das engenharias), Arquitetura, Agronomia ou Geologia que buscam especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho. Esses profissionais atuarão na área de preservação da saúde e da segurança dos trabalhadores por meio do gerenciamento e da administração de projetos que objetivam a prevenção de acidentes e a melhoria das condições de trabalho.

Objetivo

O Curso de Pós Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho foi concebido com o objetivo de atender a demanda deste seguimento no mercado de trabalho, inicialmente com o atendimento a Portaria 3.214/78 do Ministério do Trabalho que obriga as empresas públicas e privadas que possuem trabalhadores regidos pela CLT de se enquadrarem nos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), de acordo com o grau de risco e seu número de funcionários, além da crescente imposição do próprio mercado onde as empresas, mais que atendimento legal, atenda as condições de conforto ambiental e satisfação no trabalho. Fica então evidenciada a crescente necessidade de atender a este nicho de mercado e qualificar cada vez mais os profissionais do seguimento de engenharia e arquitetura.

Qualificação profissional à Engenharia de Segurança do Trabalho;

Redução de riscos e aumento da qualidade no ambiente de trabalho;

Análise de viabilidade e execução de projetos do ponto de vista da saúde e integridade do trabalhador.

Público Alvo

O público alvo do Curso de Engenharia de Segurança do Trabalho é constituído de portadores de diploma de curso em Engenharia plena, Arquitetura & Urbanismo, Geologia ou Agronomia que sejam profissionais liberais ou prestadores de serviços, interessados em adquirir capacitação, além de atualizar e ampliar seus conhecimentos.

Mercado de Trabalho

O mercado é abrangente, podendo o profissional especializado em Engenharia de Segurança do Trabalho atuar em empresas das mais diversas áreas de atividades, como indústrias, comércio, hospitais, transporte, serviços em geral. O profissional pode, também, atuar como perito, realizar consultorias, ou montar sua própria empresa prestadora de serviços.

A demanda por engenheiros com qualificação em Segurança do Trabalho ganhou impulso com a exigência trabalhista. A posteriori, as empresas perceberam que se tratava de uma área que interferia positivamente em sua imagem, bem como na produtividade e satisfação de seus funcionários. Nesse contexto, observa-se que o mercado de Segurança do Trabalho segue em forte expansão, praticamente imune à crise.

Diversas pesquisas apontam que quanto maior a qualificação profissional do indivíduo, melhores são as perspectivas salariais. O bom salário não é o único atraente, o setor reserva ainda boas oportunidades e estabilidades que, em época de crise, são fatores altamente motivadores.

Pré requisitos:

Graduação concluída em instituição devidamente credenciada junto ao MEC, até março de 2018 em todas as áreas da Engenharia ou em Arquitetura (ou certidão de colação de grau original).

Graduação concluída em instituição devidamente credenciada junto ao MEC.

Duração:

Regime escolar: Semestral

Duração: 18 a 36 meses

Carga horária: 610 horas

 

Pós-Graduação | Saúde Mental na perspectiva da Atenção Psicossocial

Os egressos do Curso de Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial são caracterizados por uma formação profissional atualizada fundamentada nos conhecimentos técnico-científicos, bem como nos princípios éticos e humanísticos voltados à cidadania. Neste sentido, eles se revelam como profissionais capazes de reconhecer os problemas do mundo atual, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade e cumplicidade, além disso, tornam-se aptos a atuarem na prevenção, proteção e reabilitação da saúde mental, tanto do ponto de vista individual quanto coletivo assumindo a posição de liderança tendo como foco o bem estar da comunidade.

O curso de Pós-Graduação em "Saúde Mental na perspectiva da Atenção Psicossocial" destina-se a múltiplos profissionais vinculados a saúde e suas intercessões e tem como objetivo ofertar a esse público a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos práticos e teóricos e estar apto a atuar no campo da saúde mental a partir da perspectiva psicossocial.

Ofertar a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos práticos e teóricos e estar apto a atuar no campo da saúde a partir da perspectiva psicossocial.

Mercado de trabalho

Prevenção e intervenção na saúde mental nos dispositivos públicos e privados, empresas, hospitais e clínicas particulares e privados.

Público Alvo

Profissionais graduados que atuam ou pretendem atuar no campo da Saúde Mental e Atenção Psicossocial, trabalhadores e gestores de serviços e programas de saúde.

Psicólogo, Assistente Social, Enfermeiro, Farmacêutico, Terapeuta Ocupacional, Fisioterapeuta, Educador Físico, dentre outros profissionais vinculados a Rede de Atenção Psicossocial.

Duração:

Regime escolar: semestral

Duração: 1 ano e 6 meses

Carga horária: 400 horas

Pré Requisitos:

Graduação concluída em instituição devidamente credenciada junto ao MEC, até março de 2018 (ou certidão de colação de grau original).

 

Pós-Graduação | Engenharia de Manutenção

O curso de Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção do Centro de Ensino Superior de Conselheiro Lafaiete – CES-CL tem sua concepção voltada para o desenvolvimento e agregação de forças e valores que potencializam decisivamente o desenvolvimento da cidade e da região na medida em que possibilita ao mercado e a sociedade contar com profissionais formados aptos a atuar na área das indústrias. O CES-CL busca uma formação sólida de seus profissionais capacitando-os a atuação prática.

O pós-graduado em Engenharia de Manutenção a ser formado pelo CES-CL deverá ser um profissional preparado para atuar:

  1.    Elaboração, execução e acompanhamento de projetos de intervenção e pesquisa na respectiva área;
    2.    Gerenciamento e manutenção;
    3.    Manejo, tratamento e controle de problemas na produção e manutenção;
    4.    No planejamento, organização, administração, coordenação, supervisão de programas e projetos em diversas áreas;
    5.    Na área de educação (pública e privada);
    6.    Nas empresas do setor privado;
    7.    Na docência Superior.

O Curso objetiva transmitir e debater conceitos teóricos bem como conhecimento prático sobre administração, custos, planejamento, gestão, qualidade, meio ambiente, saúde e segurança, bem como os indicadores da manutenção. Neste sentido, o curso disponibiliza todas as técnicas e ferramentas necessárias para o desenvolvimento profissional que deseja atuar na indústria, na prestação de serviços ou área acadêmica, alinhado às melhores práticas de manutenção moderna.

Objetivos:

Estabelecer e desenvolver normas e procedimentos relacionados à Engenharia de Manutenção, voltadas para o planejamento e organização das atividades;

Desenvolver um profissional capaz de elaborar planos de manutenção, estipular periodicidade, saber desenvolver e analisar indicadores, podendo assim avaliar os possíveis impactos gerados (positivos ou negativos).

Trabalhar em sala as diversas formas manutenção, sendo ela autônoma, TPM, manutenção detectiva e preditiva, manutenção centrada em confiabilidade, qualidade, produtividade e segurança, entre outros.

Especializar e habilitar profissionais com capacidade de garantir a qualidade da manutenção, o envolvimento da equipe/time de manutenção em apoio durante o início das atividades de produção, e a interação entre as áreas, 

Analisar de riscos, avaliar e estipular a viabilidade de gerar um risco calculado, bem como acompanhamento pós manutenção.

Mercado de Trabalho:

O Engenheiro de Manutenção é o profissional que elabora e executa projetos de manutenção preventiva e corretiva, avalia o desempenho de equipamentos e identifica necessidades de trocas de peças.

Prepara planos de manutenção, métodos de trabalho e recursos necessários, de acordo com especificações técnicas.

Público-alvo: 

Este curso destina-se profissionais com formação superior, sendo empresários, executivos, engenheiros, administradores, tecnólogos e outros profissionais que possuem interesse em aprofundar o conhecimento nesta área. 

Duração:

Regime escolar: semestral

Duração: 18 meses

Carga horária: 400 horas

Pré Requisitos:

Graduação concluída em instituição devidamente credenciada junto ao MEC, até março de 2018 em todas as áreas da Engenharia ou em Arquitetura (ou certidão de colação de grau original).

Graduação concluída em instituição devidamente credenciada junto ao MEC.

 

Faça já sua matrícula | INÍCIO DAS AULAS – 05 DE MAIO DE 2018

Rua Lopes Franco, 1001 – Carijós – Conselheiro Lafaiete

Info: (31) 3761-2223 | De seg a sexta – 14h às 22h

Dúvidas: Marlon Silva – Coordenador Pós – Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Educação com Qualidade e Eficiência

Onde estamos

O Centro de Ensino Superior de Conselheiro Lafaiete/MG, situa-se à rua Lopes Franco, 1001, Carijós – Conselheiro Lafaiete/MG.

Nosso número: (31) 3761-2223  Whatsapp: (31) 9.8316.8401

Conecte-se conosco  face 01insta 02

 

Última atualização: 29/11/18