Dia D - Combate a Febre Amarela - Palestra e Vacinação

 

Nesta quarta, dia 07, o Dia D de Combate à Febre Amarela chega ao CES-CL. À partir das 19h, no auditório acontece uma reunião com a equipe da Força Tarefa da Secretaria do Estado de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde para capacitação dos funcionários da Prefeitura Municipal e também vacinação para os alunos e funcionários do CES-CL que ainda não se vacinaram. É importante levar o cartão de vacinação. 

Essas capacitações têm sido promovidas desde 23 de janeiro em alguns municípios, a fim de repassar orientações gerais às equipes das secretarias de saúde, prefeitos, vereadores e conselheiros de saúde para enfrentamento da febre amarela. E, ainda apresentar o fluxo assistencial para o diagnóstico e atendimento do paciente com suspeita de febre amarela na região.

Ajustar os horários das Unidades Básicas de Saúde (UBS), bem como priorizar a vacinação na zona rural são prioridades. Sendo o caso, mobilizar todas as equipes do município para atender a demanda de imunização, ante a situação de emergência que se encontra o território.

Vários municípios já aumentaram bastante sua cobertura, mas a área rural, em sua grande maioria, tem baixas coberturas ou tem vazios nas cidades que são importantes. E a estratégia de bloqueio é potencializar essa vacinação. Lembrando que a vacina é segura, está disponível, é uma dose única ao longo da vida, e em Minas Gerais a vacina não é fracionada. A dose é padrão e não falta vacina no estado, isso é importante para dar segurança de todos.

A capacitação visa conversar e tratar das estratégias que serão desenvolvidas em campo. Desenvolver uma planilha para ser utilizada dia a dia nas ações de campo, em que já se utiliza as fórmulas que geram as análises atualizadas de situação para que, a partir da previsão da necessidade de vacinação, terá a previsão do tempo necessário para terminar a cobertura vacinal a ser realizada pelo município. Sendo assim, ter estabelecido metas para que todos cumpram o mais rápido possível. É fundamental a participação, o envolvimento e o empenho de todos para que possamos evitar o agravamento o surto doença em todos os municípios.

A vacina contra a doença está disponível, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), em todas as unidades de saúde, e deve ser administrada pelo menos 10 dias antes do deslocamento para áreas de risco. Pessoas na faixa etária entre 09 meses e 59 anos devem se vacinar. No caso de gestantes e pessoas com mais 60 anos, a orientação é que cada caso seja avaliado por um profissional de saúde.

O CES-CL reitera mais uma vez sua preocupação e participação social, com medidas que visam a melhoria da qualidade de vida da população de Conselheiro Lafaiete e região.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) disponibiliza mais informações sobre a Febre Amarela no site: www.saude.mg.gov.br/febreamarela

Educação com Qualidade e Eficiência

Onde estamos

O Centro de Ensino Superior de Conselheiro Lafaiete/MG, situa-se à rua Lopes Franco, 1001, Carijós – Conselheiro Lafaiete/MG.

Nosso número: (31) 3761-2223  Whatsapp: (31) 9.8316.8401

Conecte-se conosco  face 01insta 02