DCE - DIRETÓRIO CENTRAL ESTUDANTIL

dcelogoÉ a entidade que representa o conjunto de estudantes de uma determinada faculdade. Deve existir nas instituições de ensino que tenham quatro ou mais cursos superiores. O DCE possibilita aos estudantes o debate e mobilizações relacionadas àquela instituição, seus problemas, desafios gerais ou específicos. Promove também atividades culturais, calouradas, e representa o conjunto daqueles estudantes nas UEEs e na UNE. Os DCEs realizam eleições anuais ou bienais, além de assembleias, conselhos de DAs e CAs, entre outras formas de organização para ouvir os alunos e agir.

Você sabe o que é CA – DA – DCE - UNE?

1-      O que é o CA?

O CA (Centro Acadêmico) é o responsável por representar os alunos de um determinado curso. Por exemplo: CA de Fisioterapia, CA de Direito, CA de Psicologia e assim sucessivamente.

2-      O que é DA?

O DA (Diretório Acadêmico) é o responsável por representar os alunos de uma determinada área de conhecimento. Por exemplo: DA de Saúde, DA de Humanas, DA de Tecnológicas e Etc.

3-      O que é DCE?

O DCE (Diretório central dos Estudantes) é o responsável por representar todos os alunos da faculdade, de todos os cursos e de todas as áreas de conhecimento.

4-      O que é UNE?

A UNE (União Nacional dos Estudantes) representa todos os estudantes universitários do Brasil. Ela é uma das entidades mais respeitadas do mundo e coleciona ao longo de sua existência grandes mobilizações em defesa do Brasil e da Educação.

SAIBA MAIS SOBRE A ELEIÇÃO 2016/2018

EDITAL DE ELEIÇÃO DIRETÓRIO CENTRAL ESTUDANTIL DO CES-CL