VII CONGRESSO NACIONAL DE INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA - VII CONIPC

 

EDITAL DE PARTICIPAÇÃO DO VII CONGRESSO NACIONAL DE INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA - VII CONIPC

A Comissão Organizadora do VII Congresso Nacional de Iniciação à Pesquisa Científica-VII CONIPC, por meio da Coordenação de Pesquisa e Extensão, torna público em 18 de maio de 2018 o edital para a participação no evento.

 

 Acesse aqui o Edital de Participação do VII CONIPC  incricao online
 Acesse aqui o Modelo de Artigo 
 Acesse aqui o Modelo de Poster VI CONIPC (90 cm  x 120 cm)

 

1 DISPOSIÇÕES INICIAIS

1.1 Este Edital objetiva organizar, divulgar e orientar a seleção e apresentação de trabalhos que serão expostos no VII Congresso Nacional de Iniciação à Pesquisa Científica – VII CONIPC, que será realizado entre os dias 19 a 21 de novembro de 2018, durante a programação acadêmico-científica do evento;

1.2 O Congresso tem por objetivo, divulgar trabalhos na área da pesquisa científica e oriundos de projetos de extensão.

1.3 Viabilizará a inscrição de trabalhos dos mais diversos assuntos inerentes ao conhecimento acadêmico-científico.

2 PARTICIPAÇÃO

2.1 A participação do Congresso é permitida aos Coordenadores de curso, professores, alunos de graduação, egressos do CES-CL e demais profissionais de nível superior;

2.2 Por ocasião, se os trabalhos forem elaborados por mais de um autor o envio do resumo deverá ser realizado apenas pelo autor principal, sendo este o responsável pela apresentação do estudo. No entanto, todos os autores deverão realizar a inscrição para o evento, caso contrário não serão certificados;

2.3 Os trabalhos poderão ser inscritos nas modalidades Banner ou Comunicação Oral.

 

3 ENVIO DE RESUMOS

3.1 O período de envio de resumos para o VII Congresso Nacional de Iniciação à Pesquisa Científica – VII CONIPC ocorrerá das 00h01min do dia 23 de maio de 2018 até às 23h59min do dia 06 de setembro de 2018 de acordo com o horário de Brasília através do site http://www.ces-cl.edu.br/index.php/conipc

3.2 Serão aceitos apenas os resumos enviados nas extensões .DOC  ou .DOCX. formatados de acordo com as normas descritas no item 5.

3.3 Os autores de trabalhos que necessitarem de algum tipo de correção, sugerida pelos revisores, serão comunicados através do e-mail indicado na ficha de inscrição até o dia 05 de outubro.

3.3.1 Os trabalhos deverão ser apresentados com as devidas correções até o dia 12 de outubro.

3.4 Os aceites finais dos trabalhos serão publicados no site http://www.ces-cl.edu.br/index.php/conipc até o dia 26 de outubro de 2018.

3.5 É de inteira responsabilidade dos participantes acompanhar todas as publicações, no site do evento, referente as informações do VII CONIPC.

3.6 Cada autor poderá inscrever no máximo dois trabalhos desde que estes sejam em modalidades diferentes, sendo um na modalidade Banner e o outro na modalidade Apresentação Oral.

3.7 Para cada trabalho inscrito deverá ser realizada uma nova inscrição, portanto, não será permitida uma única inscrição para a apresentação de dois trabalhos.

 

4 PAGAMENTO DE INCRIÇÃO

4.1 As inscrições/envio de resumo para o Congresso serão realizadas exclusivamente pelo site http://www.ces-cl.edu.br/index.php/conipc.

4.2 O participante que obtiver o aceite do trabalho deverá gerar o boleto no site do evento (http://www.ces-cl.edu.br/index.php/conipc.) e realizar o pagamento da inscrição até as 23:59h do dia 12 de novembro de 2018.

4.4 O trabalho submetido na modalidade Banner e/ou Comunicação Oral só será considerado devidamente inscrito após a efetivação do pagamento da taxa de inscrição dos autores;

4.5 Apenas os participantes devidamente inscritos receberão o Certificado de Participação.

4.6 Os autores de resumos devidamente inscritos receberão um exemplar de Resumos do VII CONIPC em mídia eletrônica.

4.7 Taxa de Inscrição

Participantes do V CONIPC

Até 02/11/2018

De 03/11/2018 a 12/11/2018

Estudante de Graduação do CES- CL

20,00

25,00

Egresso

25,00

30,00

Professor do CES –CL

35,00

40,00

Estudante de Graduação de outra instituição

30,00

35,00

Professor de outra instituição

55,00

60,00

Profissional Liberal

70,00

75,00

Ouvinte

Sem taxa

Sem taxa

 

5 FORMATAÇÃO DE RESUMOS

5.1 O resumo a ser enviado para o e-mail deverá conter 1 (uma) página e deverá seguir as instruções abaixo:

  • Trata-se de um resumo informativo;
  • Seu formato é cursivo, conciso, objetivo e sem parágrafos;
  • Deve-se conter: título (fonte Times New Roman, tamanho 14, caixa alta, em negrito e centralizado);
  • Autores em ordem alfabética e orientador(a) com e-mail (fonte Times New Roman, tamanho 10, alinhado a direita);
  • O texto deve conter: objetivos, metodologia, resultados e conclusões parciais ou finais;
  • Deve ter entre 15 a 20 linhas, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples;
  • O resumo deve conter de 3 a 5 palavras - chave, separadas por ponto e distantes do texto resumo por parágrafo duplo;
  • Margens superior e a direita: 2,0 cm; Margens inferior e esquerda: 3,0 cm.
  • No livro de Resumos será reproduzido exatamente na forma apresentada;

5.2 Modelo de Resumo

A CONTABILIDADE DE CUSTOS COMO FERRAMENTA PARA TOMADA DE DECISÕES GERENCIAIS

Larissa de Souza Dornelas Profª. Msc. Nirlene Aparecida Carneiro Fernandes Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

No mercado globalizado, para vencer a concorrência, diversas empresas buscam diferenciais para poderem se sobressair diante das outras. Um desses diferenciais é a Contabilidade de Custos usada como uma eficiente forma de auxilio na tomada de decisões. Dentro deste contexto, o presente estudo teve o objetivo de analisar qual o melhor método de custeio para auxiliar na tomada de decisão. Por meio de uma pesquisa bibliográfica verificou-se que existem vários métodos de custeio, dentre eles, o Custeio por Absorção, o Custeio Baseado em Atividades (ABC) e o Custeio Variável. O Custeio por Absorção consiste na apropriação de todos os custos da produção aos produtos feitos. O Custeio ABC é uma ferramenta que permite melhor visualização dos custos através da análise das atividades executadas dentro da empresa e suas respectivas relações com os produtos, reduzindo as distorções causadas pela arbitrariedade do rateio dos custos indiretos. Já no Custeio Variável só são alocados aos produtos os custos variáveis, sendo que os custos fixos estarão separados e assim sendo considerado como despesas no período. Destaca-se que o Custeio por Absorção é o único método aceito no Brasil, por não ferir os princípios contábeis. Porém, não é o mais adequado para tomada de decisão, sendo, que neste caso, os mais utilizados são o Custeio Variável e o Custeio ABC. Conclui-se que as empresas devem elaborar pelo menos dois métodos de custeio, sendo o Custeio por Absorção usado para elaborar as Demonstrações Contábeis e o Custeio Variável ou o Custeio ABC para auxiliar a tomada de decisão.

Palavras-chave: Contabilidade de Custos. Métodos de Custeio. Tomada de Decisão.

6 BANNER

6.1 Disposição Visual

  • Largura: 90 cm;
  • Altura: 120 cm;
  • Acabamento com bastão e cordão;
  • Tipo de letra - Times New Roman;
  • Distribua o tamanho das letras de acordo com a relevância do texto;
  • Deve conter: Introdução, Objetivo Geral,  Metodologia,  Resultados  e  Discussão, Considerações Finais e Referências.

7 CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DOS RESUMOS

7.1 Os resumos serão selecionados de acordo com os seguintes critérios:

7.1.1 Aspectos lógicos e formais: Clareza de expressão, precisão de linguagem, correção gramatical e organização estrutural;

7.1.2 Originalidade do trabalho e relevância do tema;

7.1.3 Importância e aplicação prática dos resultados;

7.1.4 Adequação metodológica e rigor científico.

7.1.5 Adequação a formatação

7.2 Os resumos serão avaliados por uma comissão de profissionais e/ou professores do CES- CL, indicados pela comissão organizadora do VII CONIPC.

8 APRESENTAÇÃO DOS RESUMOS

8.1 Todos os resumos selecionados deverão ser apresentados pelo(s) autor(es) na forma oral ou em banner nos dias 08, 09 e 10 de Outubro de 2018, durante o VII  Congresso Nacional de Iniciação à Pesquisa Científica – VII CONIPC, conforme programação do evento.

9 CRONOGRAMA

Etapa

Data/prazo

Período de envio de trabalho (Banner e resumo de Comunicação Oral)

24/05/2018 a 06/09/2018

Divulgação da programação

31/10/2018

Disponibilização da relação de trabalhos aceitos no site www.ces-cl.edu.br

26/10/2018

Inscrição ouvinte

24/05/2018 a 14/11/2018

Realização do evento

19, 20 e  21/11/2018

 

10 DISPOSIÇÕES FINAIS

10.1 Fica assegurado à Comissão Organizadora o direito de alterar as condições deste Edital ou qualquer documento pertinente a ele, fixando novo prazo, não inferior a 15 (quinze) dias a contar da publicação das alterações, se as mesmas forem referentes ao período de inscrição, e/ou demais alterações necessárias, eximindo a Instituição ou a Comissão Organizadora o dever de indenização;

10.2 Ao submeterem resumos à participação no VII CONIPC, os autores declaram serem titulares dos direitos autorais, respondendo exclusivamente por quaisquer reclamações relacionadas a tais direitos, bem como autorizam os organizadores do evento, sem ônus, a publicar os referidos textos no livro de resumos do congresso, bem como em meio eletrônico, sem limitações quanto ao prazo, ao território, ou qualquer outra.

10.3 Serão admitidos apenas arquivos com extensões .DOC ou .DOCX, observando-se as normas de publicação e os parâmetros de editoração adiante estabelecidos. Arquivos enviados em outros formatos serão desconsiderados;

10.4 A inscrição de trabalhos no VII Congresso Nacional de Iniciação à Pesquisa Científica – VII CONIPC implica a total aceitação ao Edital em todos os seus termos e condições, com expressa renúncia a quaisquer direitos eventualmente arguidos, ressalvados os previstos em lei;

10.5 Os casos omissos neste Edital serão decididos pela Coordenação de Iniciação Científica do VII Congresso Nacional de Iniciação à Pesquisa Científica – VII CONIPC.

 

Conselheiro Lafaiete, 24 de maio de 2018

Profª. MSc. Thaíse Seixas Peixoto de Carvalho

Prof. MSc. Vitor Araujo de Souza Franco

Coordenação Geral

 

 

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