Extensão Universitária

A Extensão Universitária, sob o princípio constitucional de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, é um processo interdisciplinar educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre universidade e outros setores da sociedade.

Nessa perspectiva, a extensão é, ao lado do ensino e da pesquisa, uma das dimensões essenciais da atividade acadêmica.

Conforme disposto:

• A extensão é processo educativo, artístico, cultural e científico, articulado com o ensino e a pesquisa, de forma indissociável, cujo objetivo é ampliar a relação da Universidade com a sociedade.
  • As atividades de extensão, nas áreas técnica, científica, artística e cultural, serão realizadas sob as formas de programas, projetos, cursos, assessoramentos, prestação de serviços e/ou consultorias, entre outras.
  • As atividades de extensão integrarão os planos de trabalho tanto dos docentes envolvidos em sua realização, como das Unidades que as promovem.
  • As atividades de extensão envolverão instrumentos de fomento, intercâmbio e disseminação, em conformidade com as diretrizes estabelecidas pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Regulamento do Núcleo de Pesquisa e Extensão

Projeto de Extensão

História e Cultura Africana

HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA - AFRODESCENDENTE EM CONSELHEIRO LAFAIETE (Finalizado em 12/2015)

Objetiva-se estudar as comunidades comprometidas com a cultura de origem africana em Conselheiro Lafaiete, de forma a analisar suas especificidades culturais, reivindicações, articulações com a sociedade e seus desafios. A proposta é identificar as Guardas de Congado, os Grupos de Capoeira, os Terreiros de Umbanda e Candomblé, as instituições de promoção da igualdade racial e os projetos de divulgação da cultura afrodescendente. Pretende-se, também, examinar a implantação da lei 10.639/03, no que tange à cidade de Conselheiro Lafaiete. Promulgada pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, a medida tornou obrigatória a inclusão da História e Cultura Africana e Afro-brasileira nos currículos escolares brasileiros, em nível Fundamental e Médio.

Memorial Claras Nunes

MEMORIAL CLARA NUNES

O projeto tem como objetivo garantir a manutenção do Memorial “Clara Nunes”, cuidando da conservação do seu acervo, de sua utilização para a pesquisa e da produção de suas exposições.

Projeto MEI ( Microempreendedor Individual)

PROJETO MEI (MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL)

Microempreendedor Individual é uma nova categoria de empresa, que atende a quem fatura até R$ 60 mil por ano. Permitindo o registro no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), facilita a abertura de conta bancária, o pedido de empréstimo, a emissão de notas fiscais, bem como acesso aos benefícios previdenciários, tais como: auxílio maternidade, auxílio doença, aposentadoria, entre outros. O objetivo do projeto é orientar as pessoas que trabalham por conta própria quanto aos procedimentos para legalização como pequeno empresário. Este projeto teve início no 2º semestre de 2015 e está vinculado à Empresa Júnior do Curso de Ciências Contábeis.

CES-CL Leva Educação Ambiental às Escolas

CES-CL LEVA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ÀS ESCOLAS

Objetiva-se levar conhecimento acerca do meio ambiente e da educação ambiental a alunos de escolas do ensino fundamental e médio da cidade de Conselheiro Lafaiete, através da realização de palestras. As atividades justificam-se pela necessidade de disseminar o ensino de conteúdos relacionados ao meio ambiente, que propiciem a preservação dele e a postura cidadã no mundo em que vivemos.

Mercado de Ações e Análise Técnica

MERCADO DE AÇÕES E ANÁLISE TÉCNICA

A era da informação fez surgirem novas modalidades de investimentos acessíveis a todos os públicos. Nesse contexto, o Centro de Ensino Superior de Conselheiro Lafaiete (CES - CL) disponibiliza o primeiro curso da região sobre o mercado acionário e análise técnica para tomada de decisões. Trata-se de uma grande oportunidade para que investidores e entusiastas conheçam o funcionamento do mercado de capitais brasileiro e as principais ferramentas de análise técnica de ações para composição da carteira de investimentos. A qualificação adequada aos investidores torna mais rentável a perspectiva de investimentos e a difusão dos conceitos inerentes ao retorno sobre os investimentos.

Objetivos:

• O que é e como funciona a bolsa de valores;
  • Características do mercado acionário;
  • Análise técnica x análise fundamentalista;
  • Dicas para composição da carteira de investimentos;
  • Análise técnica e principais indicadores.

Projetos de Pesquisa

Rastreamento de Energia Solar

DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA INTELIGENTE DE RASTREAMENTO SOLAR PARA SISTEMAS FOTOVOLTAICOS

Devido ao aumento da demanda de energia energética associado às inseguranças na sua geração, com respectivo aumento de preços, os sistemas de geração de energia solar ganham cada vez mais destaque. O projeto, respaldado nos conceitos de sustentabilidade e eficiência energética, objetiva potencializar a geração de energia por meio de painéis fotovoltaicos acoplados a mecanismos de rastreamento solar.