Extensão Universitária

Extensão Universitária

A Extensão Universitária, sob o princípio constitucional de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, é um processo interdisciplinar educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre universidade e outros setores da sociedade.

Nessa perspectiva, a extensão é, ao lado do ensino e da pesquisa, uma das dimensões essenciais da atividade acadêmica.

Conforme disposto:

  • A extensão é processo educativo, artístico, cultural e científico, articulado com o ensino e a pesquisa, de forma indissociável, cujo objetivo é ampliar a relação da Universidade com a sociedade.
  • As atividades de extensão, nas áreas técnica, científica, artística e cultural, serão realizadas sob as formas de programas, projetos, cursos, assessoramentos, prestação de serviços e/ou consultorias, entre outras.
  • As atividades de extensão integrarão os planos de trabalho tanto dos docentes envolvidos em sua realização, como das Unidades que as promovem.
  • As atividades de extensão envolverão instrumentos de fomento, intercâmbio e disseminação, em conformidade com as diretrizes estabelecidas pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.

 

Regulamento do Núcleo de Pesquisa e Extensão 

 

Projeto de Extensão

Projeto FIA

O projeto tem como objetivo orientar os declarantes do IRPF sobre a possibilidade da destinação de 3% do imposto devido aos fundos municipais.

CES-CL em prol da preservação ambiental

O projeto tem como objetivo plantar árvores nativas no terreno do CES-CL com o auxílio dos graduandos, alertando-os para conscientização do nosso dever de cuidar do ambiente em que vivemos. O reflorestamento é uma das principais estratégias para diminuir o aquecimento global diminuindo a quantidade de carbono encontrado no nosso ar. Com o plantio de espécies nativas do Brasil no CES-CL, poderá purificar o ar, evitar erosão do solo, diminuir poluição sonora, deixando assim, o ambiente mais agradável aos alunos e funcionários. Todas as turmas ingressantes do CES-CL plantarão uma árvore e dará a ela o nome da turma. Como há turmas em andamento, todas farão o plantio. No início de cada ano letivo, as novas turmas plantarão uma árvore e cuidarão dela durante todos os anos da graduação.

Curso de Especialização em Informática Instrumental para Professores da Educação Pública

 

O curso voltado para a melhoria da qualificação dos professores do ensino em plena atividade, em termos de conteúdo de informática, de aspectos conceituais, metodológicos e epistemológicos do ensino da Informática. Desta forma, tem como objetivo desenvolver as habilidades dos docentes na produção de conteúdos que facilitem a disseminação do conhecimento através da tecnologia.

História e Cultura Africana

HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA - AFRODESCENDENTE EM CONSELHEIRO LAFAIETE (Finalizado em 12/2015)

Objetiva-se estudar as comunidades comprometidas com a cultura de origem africana em Conselheiro Lafaiete, de forma a analisar suas especificidades culturais, reivindicações, articulações com a sociedade e seus desafios. A proposta é identificar as Guardas de Congado, os Grupos de Capoeira, os Terreiros de Umbanda e Candomblé, as instituições de promoção da igualdade racial e os projetos de divulgação da cultura afrodescendente. Pretende-se, também, examinar a implantação da lei 10.639/03, no que tange à cidade de Conselheiro Lafaiete. Promulgada pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, a medida tornou obrigatória a inclusão da História e Cultura Africana e Afro-brasileira nos currículos escolares brasileiros, em nível Fundamental e Médio. 

Memorial Claras Nunes

MEMORIAL CLARA NUNES

O projeto tem como objetivo garantir a manutenção do Memorial “Clara Nunes”, cuidando da conservação do seu acervo, de sua utilização para a pesquisa e da produção de suas exposições.

Projeto MEI ( Microempreendedor Individual)

PROJETO MEI (MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL)

Microempreendedor Individual é uma nova categoria de empresa, que atende a quem fatura até R$ 60 mil por ano. Permitindo o registro no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), facilita a abertura de conta bancária, o pedido de empréstimo, a emissão de notas fiscais, bem como acesso aos benefícios previdenciários, tais como: auxílio maternidade, auxílio doença, aposentadoria, entre outros. O objetivo do projeto é orientar as pessoas que trabalham por conta própria quanto aos procedimentos para legalização como pequeno empresário. Este projeto teve início no 2º semestre de 2015 e está vinculado à Empresa Júnior do Curso de Ciências Contábeis.

CES-CL Leva Educação Ambiental às Escolas

CES-CL LEVA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ÀS ESCOLAS

Objetiva-se levar conhecimento acerca do meio ambiente e da educação ambiental a alunos de escolas do ensino fundamental e médio da cidade de Conselheiro Lafaiete, através da realização de palestras. As atividades justificam-se pela necessidade de disseminar o ensino de conteúdos relacionados ao meio ambiente, que propiciem a preservação dele e a postura cidadã no mundo em que vivemos.

Mercado de Ações e Análise Técnica

MERCADO DE AÇÕES E ANÁLISE TÉCNICA

A era da informação fez surgirem novas modalidades de investimentos acessíveis a todos os públicos. Nesse contexto, o Centro de Ensino Superior de Conselheiro Lafaiete (CES - CL) disponibiliza o primeiro curso da região sobre o mercado acionário e análise técnica para tomada de decisões. Trata-se de uma grande oportunidade para que investidores e entusiastas conheçam o funcionamento do mercado de capitais brasileiro e as principais ferramentas de análise técnica de ações para composição da carteira de investimentos. A qualificação adequada aos investidores torna mais rentável a perspectiva de investimentos e a difusão dos conceitos inerentes ao retorno sobre os investimentos. 

Objetivos:

  • O que é e como funciona a bolsa de valores;
  • Características do mercado acionário;
  • Análise técnica x análise fundamentalista;
  • Dicas para composição da carteira de investimentos;
  • Análise técnica e principais indicadores.

Projetos de Pesquisa

Avaliação da Qualidade da Água do Rio Bananeiras

Um dos principais problemas ambientais da atualidade é a poluição dos rios. São vários as substâncias que os homens despejam nos rios, causando com isso diversos problemas ambientais. Em muitas cidades, o sistema sanitário é precário (falta adequada de planejamento urbano) e o esgoto doméstico é jogado diretamente nos rios sem receber o devido tratamento. Este esgoto é um dos principais causadores da morte de peixes nos rios. Este tipo de poluição também causa o mau cheiro e o desenvolvimento de microrganismos nos rios, facilitando a proliferação de doenças em casos de enchentes. Este trabalho tem como objetivo analisar os processos de poluição do Rio Bananeiras em função da descarga de efluentes domésticos e industriais. Conscientização da população e órgãos pertinentes quanto à poluição das águas e degradação do ambiente que percorre às margens do Rio Bananeiras. Serão realizadas análises dos parâmetros físicos, químicos e biológicos. Os dados obtidos no monitoramento permitirão classificar as águas do Rio Bananeiras segundo a Deliberação Normativa Conjunta COPAM/CERH-MG nº 01, de 05 de maio de 2008.

Rastreamento de Energia Solar

DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA INTELIGENTE DE RASTREAMENTO SOLAR PARA SISTEMAS FOTOVOLTAICOS

Devido ao aumento da demanda de energia energética associado às inseguranças na sua geração, com respectivo aumento de preços, os sistemas de geração de energia solar ganham cada vez mais destaque. O projeto, respaldado nos conceitos de sustentabilidade e eficiência energética, objetiva potencializar a geração de energia por meio de painéis fotovoltaicos acoplados a mecanismos de rastreamento solar.

Educação com Qualidade e Eficiência

Onde estamos

O Centro de Ensino Superior de Conselheiro Lafaiete/MG, situa-se à rua Lopes Franco, 1001, Carijós – Conselheiro Lafaiete/MG.

Nosso número: (31) 3761-2223  Whatsapp: (31) 9.8316.8401

Conecte-se conosco

face 01insta 02