Serviço Social

SERVIÇO SOCIAL

APRESENTAÇÃO

É uma profissão de caráter sociopolítico, crítico e interventivo, que utiliza um instrumental científico multidisciplinar das Ciências Humanas e Sociais para análise e intervenção nas diversas refrações da "questão social", isto é, no conjunto de desigualdades que se originam do antagonismo entre a socialização da produção e a apropriação privada dos frutos do trabalho. Inserido nas mais diversas áreas (saúde, previdência, educação, habitação, lazer, assistência social, justiça, etc.) com papel de planejar, gerenciar, administrar, executar e assessorar políticas, programas e serviços sociais, o assistente social efetiva sua intervenção nas relações entre os homens no cotidiano da vida social, por meio de uma ação global de cunho socioeducativo e de prestação de serviços.

OBJETIVO

O curso de Serviço Social tem como objetivo a formação de um profissional que aprenda cientificamente o processo histórico como totalidade, o significado social da profissão, desvelando as possibilidades de ação contidas na realidade e nas demandas consolidadas e emergentes postas ao Serviço Social, visando à formação de respostas profissionais adequadas às tensões que caracterizam o contexto atual da profissão.

Matriz Curricular

Matriz Curricular

INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO

O curso superior de Serviço Social foi oficializado no país pela lei nº 1889 de 1953. Em 27 de agosto de 1957, a Lei 3252, juntamente com o Decreto 994 de 15 de maio de 1962, regulamentou a profissão. Hoje a profissão encontra-se regulamentada pela Lei 8.662 de 07 de junho de 1993. Além da Lei, contamos também com o Código de Ética Profissional que veio se atualizando ao longo da trajetória profissional. Em 1993, foi aprovada a quinta versão do Código de Ética Profissional, instituída pela Resolução 273/93 do CFESS.
O curso de graduação em Serviço Social do CES (Centro de Ensino Superior de Conselheiro Lafaiete) foi instituído no ano de 2002, tem a duração de quatro anos, sendo dividido em oito semestres. Foi reconhecido esse ano pelo MEC recebendo por merecimento e qualidade da escala de 1 a 5 a nota 4 . O Curso é composto por aulas teóricas presenciais e estágio supervisionado. O CES busca formar profissionais críticos, competentes, comprometidos com a defesa intransigente da democracia, do pluralismo, do respeito às diferenças e da promoção da dignidade humana.

Área de Atuação

Os/as Assistentes Sociais atuam no campo das políticas sociais e públicas com o objetivo de viabilizar os direitos da população: na saúde, na educação, na previdência social, na habitação, na assistência social e na esfera do trabalho. Atua na justiça, nas Varas da Infância, Juventude, de Família e nas instituições do sistema penal e de mediadas socioeducativas para jovens em conflito com a lei; mas também, prestam assessoria aos movimentos sociais, trabalham em instituições da sociedade civil organizada e empresas privadas.

 

Diferencial... 

Profissional de caráter sociopolítico, crítico e interventivo, que utiliza um instrumental científico multidisciplinar das Ciências Humanas e Sociais

Competências para planejar, gerenciar, administrar, executar e assessorar políticas, programas e serviços sociais.

Profissionais críticos, competentes, comprometidos com a defesa intransigente da democracia, do pluralismo e do respeito às diferenças.

Graduada em Serviço Social

Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora

Coordenadora do Curso de Serviço Social do CES-CL 

Portaria de nomeação 001/01, de 2017

Thaíse Seixas Peixoto de Carvalho

Educação com Qualidade e Eficiência

Onde estamos

O Centro de Ensino Superior de Conselheiro Lafaiete/MG, situa-se à rua Lopes Franco, 1001, Carijós – Conselheiro Lafaiete/MG.

Nosso número: (31) 3761-2223  Whatsapp: (31) 9.8316.8401

Conecte-se conosco

face 01insta 02