Engenharia Elétrica

APRESENTAÇÃO

O Curso de Graduação em Engenharia Elétrica do Centro de Ensino Superior de Conselheiro Lafaiete (CES-CL) possui como missão tornar-se um centro de referência regional e nacional na formação de profissionais diferenciados, seja na indústria ou nas áreas de pesquisa e desenvolvimento, que tenham criatividade, grande capacidade de análise e solução de problemas. O curso se destaca por promover uma formação teórica forte combinada a uma formação tecnológica atualizada, buscando ainda formar profissionais conscientes e atentos ao desenvolvimento humano, social e ambiental. Vale ressaltar ainda que esta formação sólida dá plena capacidade aos egressos a seguir na sua formação como especialistas, mestres e doutores em programas de pós-graduação lato sensu ou stricto sensu. A Instituição conta com laboratórios de última geração e com professores com grande experiência no mercado, qualificados e comprometidos com o ensino dos alunos.

OBJETIVOS

O objetivo do curso é propiciar ao aluno mediante o ensino, a experimentação, a pesquisa e extensão, o desenvolvimento do raciocínio lógico, crítico e analítico, bem como conhecimentos para compreender as questões científicas, técnicas, sociais, econômicas e financeiras, em âmbito nacional e internacional, nas diferentes formas de organizações.

Ao final de dez semestres noturnos, o curso de Engenharia Elétrica deverá formar profissionais aptos para atuar de acordo com as exigências do mercado, capazes de aplicar conhecimentos científicos na análise e solução de problemas, supervisionar e planejar projetos, avaliar criticamente a operação e manutenção de sistemas, desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas e acompanhar continuamente o progresso científico e tecnológico na área.

A organização curricular proposta contempla as questões acima. Portanto, pretende-se formar profissionais tecnicamente capacitados e habilitados com ampla compreensão das rotinas de trabalho do Engenheiro, com domínio das responsabilidades funcionais envolvendo plantas industriais, projetos, automação, circuitos elétricos, bem como quantificações de informações sobre telecomunicações, com conhecimento e plena utilização dos recursos tecnológicos, das práticas e dos problemas vivenciados pelo Engenheiro Eletricista.

Assim, os acadêmicos serão preparados para exercer com ética e proficiência as atribuições e prerrogativas inerentes à profissão, bem como aquelas que lhe são prescritas mediante legislação específica, necessárias às adaptações das várias mudanças que ocorrerão ao longo da vida profissional dos egressos do Curso.

Área de Formação

De acordo com as diretrizes curriculares para os cursos de engenharia, que se encontra na Resolução CNE/CES nº 11, no art. 3º, dispõe: “O Curso de Graduação em Engenharia tem como perfil do formando egresso/profissional o engenheiro, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.”

 

Diferencial... 

Experimentação, a pesquisa e extensão, o desenvolvimento do raciocínio lógico, crítico e analítico.

Conhecimentos para compreender as questões científicas, técnicas, sociais, econômicas e financeiras nas diferentes formas de organizações.

Aplicar conhecimentos na análise e solução de problemas, supervisionar e planejar projetos, avaliar a operação e manutenção de sistemas.

 

Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica do CES-CL

Prof. MSc. Ricardo Ramos

Educação com Qualidade e Eficiência

Onde estamos

O Centro de Ensino Superior de Conselheiro Lafaiete/MG, situa-se à rua Lopes Franco, 1001, – Carijós – Conselheiro Lafaiete/MG - Nosso número: (31) 3761-2223

Conecte-se conosco