APRESENTAÇÃO

A Contabilidade é uma enorme fonte de registro, interpretação e informação de dados empresariais, governamentais e de entidades de terceiro setor. Engana-se quem julga que contabilidade é um luxo, ou algo burocrático para atender a legislação fiscal ou societária. É muito mais que isto: é uma ciência, e como tal, contribui para o aprimoramento de nossa sociedade. Pois a maior parte da riqueza econômica gerada provém das entidades organizadas, cujo patrimônio é alvo da ciência contábil.

Os profissionais contábeis prestam serviços à sociedade, aos empresários, às entidades sociais, culturais e filantrópicas, aos governos (federal, estaduais e municipais), aos investidores, ao judiciário, dentre outros.

OBJETIVOS

Propiciar ao aluno mediante o ensino, a experimentação, a pesquisa e extensão, o desenvolvimento do raciocínio lógico, crítico e analítico, bem como conhecimentos para compreender as questões científicas, técnicas, sociais, econômicas e financeiras, em âmbito nacional e internacional. Portanto, o CES-CL busca formar profissionais tecnicamente capacitados e habilitados com ampla compreensão das rotinas de trabalho do Contador, com domínio das responsabilidades funcionais envolvendo apurações, auditorias, perícias e arbitragens, atividades atuarias, bem como quantificações de informações financeiras, patrimoniais e governamentais, com conhecimento e plena utilização dos recursos tecnológicos, das práticas e dos problemas vivenciados pelo Contador.

INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO NO CES-CL

O curso de Ciências Contábeis foi o primeiro curso criado pelo CES-CL, em 2000, autorizado pelo Conselho Estadual de Educação e em 2012 foi reconhecido pelo MEC com conceito 4 (de 1 à 5). Tem uma duração mínima de quatro anos, dividido em oito semestres, totalizando 3.033h, com turno de funcionamento no período noturno, oferecendo 60 vagas por ano.

Os profissionais são formados com habilidades múltiplas em Contabilidade e outras especificidades, possibilitando aos egressos atuarem em organizações de diferentes características e em diversos segmentos da economia.

O curso oferece aos alunos atividades de ensino, pesquisa e extensão com destaque para a Empresa Júnior (PROCOI) onde os alunos do curso de Ciências Contábeis desenvolvem projetos voltados para a sociedade. É uma excelente oportunidade para que o aluno aprenda na prática o que é visto em sala de aula.

Além das disciplinas teóricas, o aluno realiza o Estágio Supervisionado, proporcionando contato direto com a prática. O curso conta ainda, com atividades acadêmicas complementares como monitoria, iniciação científica, projetos de extensão, visitas técnicas e participação em eventos científicos.

O CES-CL oferece aos alunos uma ótima infra-estrutura, com salas de aula arejadas, salas de laboratórios, biblioteca equipada, professores competentes, dentre outros.

Ressalte-se que a maioria dos profissionais formados em Ciências Contábeis pelo CES-CL estão atuando em um dos diversos campos de atuação do contador, confirmando a excelência da nossa formação.

Destaca-se ainda o alto índice de aprovação dos alunos do CES-CL no Exame de Suficiência necessário para atuação profissional. Tem sido em média de 80% muito além da média nacional.

Campo de Formação

O contador pode exercer diversas atividades, tanto no setor privado quanto no serviço público, podendo atuar como: (I) Contador de Empresa Privada; (II) Contador de empresas de pequeno e médio porte, sob a forma de organização de serviços contábeis; (III) Contador de Custos; (IV) Controlador ou Gerente de Controladoria; (V) Gerente Financeiro; (VI) Contador da área pública; (VII) Auditor de Tribunais de Contas; (VIII) Funcionário público, atuando como agente fiscal de tributos federal, estadual e municipal; (IX) Árbitro em Mediação e Arbitragem; (X) Empregado de pessoas jurídicas, trabalhando no departamento fiscal, pessoal ou de escrituração contábil; (XI) Auditor externo, interno e independente; (XII) Consultor, na elaboração das demonstrações contábeis; (XIII) Proprietário ou sócio de escritório contábil, realizando consultoria tributária, societária, de custos, finanças, etc; (XIV) Perito contábil e demais atividades que envolvem o patrimônio das pessoas jurídicas; (XV) Analista de contabilidade; (XVI) Professor da área contábil; (XVII) Assessor, na prestação de serviços; (XVIII) Pesquisador; dentre outros.

Diferencial...

Os profissionais são formados com habilidades múltiplas em Contabilidade e outras especificidades.

O curso oferece aos alunos atividades de ensino, pesquisa e extensão com destaque para a Empresa Júnior (PROCOI).

Atividades acadêmicas complementares como monitoria, iniciação científica, projetos de extensão, visitas técnicas e participação em eventos científicos.

Graduada em Ciências Contábeis pela UFV

Mestre em Ciências Contábeis pela UFMG