Engenharia Química

ENGENHARIA QUÍMICA

APRESENTAÇÃO

A Engenharia é o ramo da ciência que estuda formas de transformar a matéria-prima em produto de uso comercial e industrial e a Engenharia Química é um ramo da engenharia que combina conhecimentos de química, biologia, física e matemática para projetar, construir e operar plantas químicas transformando as matérias-primas em produtos com as mais diversas aplicabilidades através de processos químicos, biológicos ou físicos.
O engenheiro químico é o profissional capacitado a desenvolver produtos, processos e projetos de novos equipamentos e suas instalações, além de pesquisar tecnologias mais eficientes, atua para melhorar a eficiência dos processos químicos.

OBJETIVOS

O Curso tem por objetivo formar profissionais de nível superior capazes de desempenhar atividades de engenharia nas indústrias de maneira ética e politicamente correta, gerando produtos de qualidade, maximizando o aproveitamento de recursos e aumentando a produtividade. O profissional deve também identificar problemas relevantes pertinentes à Engenharia Química, avaliar diferentes posições frente a esses problemas, conduzir sua postura de modo consciente e atuar junto à sociedade, desempenhando satisfatoriamente suas atividades técnicas.

INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO

A profissão de Engenharia Química foi estabelecida oficialmente pela lei federal n° 5194 de dezembro de 1966. Desde então, a atuação deste profissional vem se tornando cada vez mais essencial para a manutenção da sociedade. Cientes da importância desta área do conhecimento, o Centro de Ensino Superior de Conselheiro Lafaiete (CES-CL) oferece, desde o primeiro semestre de 2015, o curso de Engenharia Química aprovado pela portaria n° 670 de 11 de novembro de 2014 do Ministério da Educação (MEC).

A graduação em Engenharia Química do CES-CL tem duração de cinco anos, divididos em dez períodos sendo oferecidas 60 vagas anuais. Além das disciplinas teóricas, o aluno realiza o Estágio Supervisionado, proporcionando contato direto com a prática e desenvolve Trabalho de Conclusão de Curso. O curso conta ainda com atividades acadêmicas complementares como monitoria, projetos de extensão, visitas técnicas e participação em eventos científicos como o Congresso Nacional de Iniciação à Pesquisa Científica (CONIPC), que acontece durante o semestre e também a publicação de Artigos em revistas científicas como na Revista MULTICES.

Área de Formação

O Centro de Ensino Superior de Conselheiro Lafaiete define o Curso de Engenharia Química como um veículo de formação profissional que forma Engenheiros Químicos que são agentes capacitados não somente ao exercício legal da profissão de Engenheiro, possuidor de espírito crítico e apurado senso analítico, mas também dotado de elevado potencial empreendedor e de visão estratégica, capacitado também para a prática das decisões.
A humanidade necessita cada vez mais de produtos modernos e processos produtivos sustentáveis, de forma que, o desenvolvimento tecnológico não seja prejudicado e o meio ambiente seja preservado para que as futuras gerações também possam usufruir de nossos bens naturais. O curso de Engenharia Química do CES-CL possui essa preocupação e busca formar profissionais qualificados e responsáveis pelo desenvolvimento de nossa sociedade.

Diferencial...

Experimentação, a pesquisa e extensão, o desenvolvimento do raciocínio lógico, crítico e analítico.

Profissional, possuidor de espírito crítico e apurado senso analítico, dotado também de elevado potencial empreendedor e de visão estratégica.

Habilidades para atuar em gestão e tratamento de efluentes, análises de sistemas, segurança industrial, processos biotecnológicos, consultorias técnicas e docência.

Graduado em Química,

Mestre em Agroquímica na área de concentração Química Analítica